quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

MÉTODO CIENTÍFICO



A ciência é uma esfera de conhecimento resultante de um rigoroso método de investigação da realidade. Não se trata do único caminho possível e convincente para responder os questionamentos do ser humano, mas nos fornece explicações racionais e naturais para os fenômenos da natureza.


Devemos ser críticos ao avaliarmos os avanços da ciência e as tecnologias, de fato a ciência não é neutra. O contexto socioeconômico, a cultura e, às vezes, a subjetividade do pesquisador acabam influenciando os rumos dos desenvolvimento científico. Apesar desta ponderação, este saber apresenta alta credibilidade devido às suas características básicas: objetiva, quantitativa, busca leis gerais de funcionamento dos fenômenos, falseável, preditiva e fundada a partir de um rigoroso trabalho de investigação que garante os aspectos anteriores.

O método de investigação usado em ciências biológicas é predominantemente o hipotético-dedutivo. Neste caso, partimos de princípios já existentes para elaborar hipóteses permitindo deduções que expliquem fenômenos ainda não completamente elucidados. Realizam-se novos testes para a hipótese - experimentos e novas observações - normalmente com o intuito de negá-la e, se não conseguimos refutá-la, a aceitamos como verdade até que se prove o contrário (ver figura abaixo). É isso mesmo, não se angustie, a verdade na ciência é relativa. É inerente ao saber científico a renovação e a modificação contínua, o que afasta deste conhecimento o status de dogmático. Sempre que falo disto, lembro-me invariavelmente do que cantou o profético Raulzito: "Aos onze anos de idade eu já desconfiava da verdade absoluta".



7 comentários:

  1. gostei do desenho. valeu aí psô :D

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post! Concordo com você, não vejo a ciência com resposta de todas as questões, mas é sem duvida uma fonte racional para explicar os fenômenos da natureza.

    Enquanto o criacionismo é unicamente baseado em relatos bíblicos."Deus quis assim, é assim " pura preguiça de pensar....

    Grande Raul: "Aos onze anos de idade eu já desconfiava da verdade absoluta". rsrs

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente um grande grupo de seres humanos se tornaram soberbos, pois desprezam a origem de tudo, tudo que existe, a ciência, a leis da física, a química ... que é o poder de Deus estabelecido sobre a matéria criada por Ele e isso é algo esplêndido, Obs: Os homens que em seu super ego descartam tal hipótese, que são os criadores de teses sem fundamento (só confunde o intelecto) , não conseguem formalizar uma criação ou uma criatura mais perfeita que apresenta na diversidade do universo, só deduzem supostos monstros....

    ResponderExcluir
  4. Pobre é um ser humano que não acredita em nada, religião e Deus te abrem os olhos e mantém o Homem com os pés no chão, antigamente via-se a religiao como anti racional anti revolucionaria, ideia desmoralizada nos dias de hj em que países arabes extremamente religiosos tentam sua liberdade... A religiao nao é um simbolo de enfraquecimento cientifico mas uma forma de controlar o ceticismo humano. Nenhuma ciencia tem resposta para tudo, é tanto que a fisica acredita que no universo a energia existente provém de um ser maior um 'Deus' e que outro 'Deus' sede mais energia para esse até chegar ao nosso universo.nem toda ciencia do mundo nem toda biologia do mundo nem mesmo nem toda religiao pode explicar tudo, por esse motivos estudamos e acreditamos na existencia de coisas provaveis tanto experimentalmente como espiritualmente!!! ;D

    Aluno de Job, grande professor

    ResponderExcluir
  5. Professor,em uma aula você falou que a água é um termorregulador nos seres humanos por exemplo, mas como a água atua nos seres que sua temperatura depende do ambiente (já que a do ser humano é sempre a mesma)??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo nos animais em que a temperatura é mais sujeita às variações do ambiente, devido ao alto calor específico da água, a mudança da temperatura corporal é mais gradativa. Fato importante pois permite a aclimatação do animal.

      Excluir